Artigos

O que aprendi nesta quarentena?

30/03/2020

Já escrevi aqui no blog sobre a minha opinião favorável sobre designers aprenderem a programar. Nesta semana, no meio desta quarentena monótona em que todos estão, resolvi usar o tempo para aprender um pouquinho mais. Em relação à quarentena, não comentarei nada aqui, pois já temos notícias demais sobre o vírus. De qualquer forma, lave bem suas mãos e seja higiênico.

Rolagem suave com só uma linha de CSS

04/03/2020

A rolagem suave é algo bastante simples, mas faz uma diferença. Geralmente um javascript é usado para atingir este efeito, porém, com a evolução dos recursos no CSS, agora é possível obter um resultado parecido.

Porque eu parei de usar o Bootstrap

02/03/2020

O Bootstrap é sem dúvidas a mais popular framework para a criação de interfaces usando HTML, CSS e Javascript. É ótima para construir os protótipos e facilitar a implementação de funcionalidades corriqueiras. Ele surgiu devido à necessidade de uniformizar a aparência e funcionalidade dentro das aplicações criadas pelo Twitter.

Designers devem programar?

01/03/2020

Eis um assunto que retorna sempre que se aborda a questão da programação no mercado de design. Talvez pela procura por parte das empresas da personagem conhecida como o Unicórnio, aquele que faz o layout também o codifica, principalmente na área de design para a web.

Inkscape vale a pena?

28/02/2020

Sempre que falamos em design e os softwares usados na área, lembramos apenas da suíte Adobe e de alguns concorrentes como programas da Corel e Affinity. Quando colocamos softwares de código aberto nesta discussão, vemos aquele olhar de estranheza e desconfiança e pensamentos como: “a interface desses programas é horrível”, “ele não faz isso”, “nem aquilo”, “demoro mais para fazer qualquer coisa nele”, etc.

O GIMP é tão bom quanto o Photoshop?

24/02/2020

É fato inegável de que o Photoshop conquistou seu devido espaço no Design. Ninguém pode questionar que nele é possível fazer quase todos os tipos de trabalhos criativos. Vinte e nove anos no mercado o estabeleceu merecidamente como o padrão do mercado. Todos os softwares concorrentes acabaram por seguir as tendências ditas por ele. Como ninguém é obrigado a desenvolver de graça, paga-se uma licença para usar o software, e o preço é bem salgado.

Dissenter e o free-speech

20/02/2020

O Gab é uma rede social que surgiu em 2017 com o objetivo de possibilitar a livre expressão de ideias na internet. É visível como algumas redes sociais têm manipulado os seus resultados e divulgação de conteúdos que não os apraz politicamente.

A Deep Web

12/01/2020

Deep Web é um termo cercado de uma aura de mistério, como uma coisa que somente pessoas muito inteligentes ou muito más pensam em usar. Boa parte dessa aura é criada por histórias chamadas Creepypastas, histórias de terror criadas na internet. Várias delas fazem uso da Deep Web, afirmando que várias negociações ilegais que dão origem às histórias existem.

O viés

10/01/2020

Existe em nossa sociedade uma grande necessidade de se apresentar como isento. Imparcial, sem paixão, viés, isento de erros. A tal isenção deve ser a base de toda e qualquer comunicação de fatos e da educação. Isso tudo seria ótimo, se não fosse uma triste realidade: não existe a tal da isenção.