No início da internet só existia uma maneira de fazer um site: usando diversos arquivos HTML. Hoje, no entanto, podemos escolher qual a melhor maneira de criar um, balanceando pontos negativos e positivos para proporcionar uma melhor experiência tanto para quem mantém quanto para quem navega.
Este artigo é voltado para aqueles que ainda têm dúvidas sobre o que é um site estático ou dinâmico. Se não possui dúvidas a respeito e não queira ler, fique a vontade e leia outros artigos do blog!
Sites dinâmicos
Sites dinamicos: páginas geradas em tempo de execução
Vantagens
Não é mais necessário criar centenas de arquivos em HTML: eles são gerados na hora em que são acessados no servidor. Portais de notícias, sistemas complexos podem ser criados, graças a esta possibilidade.
O famigerado Wordpress é fruto desta modalidade de criação de sites, dando ferramentas para a inclusão de conteúdo de maneira mais acessível para o usuário leigo em programação. Existem diversos outros sistemas do tipo.
Desvantagens
O custo se apresenta na hospedagem, pois sites dinâmicos exigem mais processamento do servidor, e se este não é rápido o suficiente, haverão instabilidades. Além disso, deve-se aumentar a preocupação com a segurança, pois caso mal implementada, informações sensíveis podem ser acessadas do banco de dados.
Sites estáticos
Sites estáticos: páginas são exibidas como são.
Sites estáticos são apenas os clássicos arquivos HTML, do início da internet. Somam-se a eles as imagens e scripts e pronto. É a forma nativa de exibição de conteúdo no navegador.
Vantagens
São rápidos e exigem pouco do servidor, pois não há processamento por detrás, apenas a exibição de um arquivo pronto. Por isso o nome estático: ele é apresentado como é.
Desvantagens
O problema deles é que a manutenção se torna complexa: cada alteração em um link, por exemplo, deve ser alterada manualmente em todos os arquivos HTML do site. Em um site grande isso é inviável, por questões óbvias.
Geradores de sites estáticos
Sites gerados: páginas feitas com outras tecnologias são compiladas para conteúdo estático.
Felizmente para contornar esta dificuldade existem os chamados geradores de sites estáticos, que provêm uma mistura entre a facilidade de desenvolvimento de um site dinâmico sem banco de dados e a distribuição do resultado como um site estático puro. Este site faz uso de gerador de sites estáticos chamado Gatsby.
Qual tipo de site escolher?
Se o site é composto apenas por páginas informativas, cujo conteúdo não muda todo dia (ou hora), vale a pena usar um estático, seja o padrão ou com um gerador. Não é preciso hospedar um site dinâmico na maioria dos sites institucionais simples. Isso barateia a hospedagem e exige menos custos de manutenção.
Porém se o site tem informação mudando o tempo todo, ou é um sistema que reage a cada caso apresentado a ele, é necessário usar um site dinâmico para garantir o funcionamento. Páginas estáticas não interagem com as informações e apenas as apresentam.
Site misto
O melhor é, se possível, usar um sistema misto: páginas informativas servidas de modo estático e páginas mais complexas como lojas e sistemas diversos, com autenticação e tudo mais, de modo dinâmico.